Saturday, December 29, 2007

Natal, Natal... Natal

Irrita-me cada vez mais o crescente número de pessoas que têm manifstado uma excelente aversão á quadra natalícia. O que é que há para não se gostar? Qual é o ideal rídiculo que move este não tão exclusivo grupo de panhonhas?
Será que se acham interessantes por rejeitar o período mais ansiado por o resto do globo?
Uma altura em que todos estão receptivos aos defeitos e peculiaridades uns dos outros, em que se faz um esforço para decorar o ambiente a nossa volta e nem é preciso referir a grande vantagem do natal: celebrar o nascimento do menino jesus.
Talvez se possa admitir que se torne por vezes caótica a demanda pelos presentes e a investigação que decorre de forma discreta para se saber os desejos dos nossos familiares ou amigos. Outro mal que chega a Portugal na época de natal são os imigrantes mas eles também acabam por não chatear ninguem por que ficam na deles extasiados com qualquer mudançazinha na sua cidade natal:
-"Olha Esther o metro estendeu-se-me até santa ápólónia! Já biste? Agora podemos ir buscar o anacleto e o venceslau pelo subórbano!"
Mas volto aos pontos positivos, o espírito ainda que muitas vezes forçado que brota do mais profundo ser dos nossos interiores é deveras belo, lindo!

Por isso, deixo aqui um manifesto como gosto muito de fazer, um atentado terrorista aos que fazem escárnio de uma tradição vital para as nossas vidas e importante para as nossas importâncias.

Feliz Natal e um Bom Ano Novo e que o Camionista Glamour, o Médico Pastôr e o Professor Analfabeto vos Acompanhem!

6 comments:

Sofia said...
This comment has been removed by the author.
F.. said...

A parte do menino jesus era a gozar, caso não tenhas percebido a ironia do comentário talvez devas rever o texto. Sabes bem que sou um ateu bastante assumido e que não tenho nada ao mesmo tempo contra a religião. O que se espera quando eu vou anunciar o que é mais importante sobre o natal é que diga logo presentes. Tu... Ora, escasseou-te a percepção. Deixa tar, talvez percebas se leres outra vez. E agradeço que não me deixes sermões independentemente de teres razão em praticamente tudo que dizes. Mas sabes, talvez seja um bocado cansativo viver o espírito de natal o ano todo, as pessoas que estão ocupadas, mas mesmo ocupadas que não andam aqui a brincar as casinhas e aos cursinhos tem mais que fazer e outras preocupações para além de manter um sorriso esbatido na cara. Devia ser assim mas não é, mas por isso mesmo é que se deve aproveitar a altura em se dá essa atenção. Não é por não haver uma atitude sempre que se deve reprimi-la numa altura típica. E sim, gostei de receber presentes, gostei de receber dinheiro mas o que pregaste no teu comentário é o que eu faço o ano todo, não sou um santo mas tento pregar eu o meu 2bem dispotismo2 e ajudar onde posso. Por isso mais uma vez que o rezingão natalício te acompanhe.

sa said...

Não gosto do Natal porque não acredito no nascimento DO Jesus.

Não gosto do Natal porque todos sabemos que Virgens não tem filhos! (muito menos de nuvens...)

Não gosto do Natal porque o mundo parece que anda mais nervoso: Há mais carros, mais pessoas a correr, mais miúdos aos berros, mais filas para tudo e menos tempo para o que EU gosto.

Não gosto do Natal porque odeio ir às compras e ter que falar com pseudo familiares que não me dizem absolutamente nada.

Não gosto do Natal porque não sou fã de prendas em massa,muito menos de sorrisos exagerados.

Não gosto do Natal...
talvez porque não precise de dinheiro...
talvez porque as pessoas que me rodeiam o ano todo não esperem por desculpas para me presentear... i'm such a lucky girl!

Sofia said...
This comment has been removed by the author.
F.. said...

Mais uma vez transformámos o mu blog num forum. Vamos tentat evitar isso, a não ser que seja para comentar a minha perfeição ó meu pequeno pónei feliz.

mathilde said...

Devo dizer que adorei o teu post Freddy, porque realmente o natal deprime-me e fico feliz por ver que não é bem assim. Foi bem 'uplifting', além de divertido. Só me intristece quando vejo pessoas que não tem nada a fazer com o seu tempo e então pregam, de maneira bastante hipocrita, coisas que nem são para aqui chamadas. Devo dizer que feio e triste é falar assim com pessoas em publico de assuntos que nada tem a ver com elas. Para mim esse nao e o espirito de natal. A fé é uma coisa muito bonita, mas não deve ser usada como desculpa para pregar falsos sermões. Afinal, que moral é esta? E, senhora princesa (nome nada pretensioso), quem começou por criticar não me parece que tenha sido ele. Ressabiado? Sabes pouco da vida? Aiai. Se calhar o teu espirito natalicio anual devia ser canalizado para esforços mais positivos e produtivos.

Ah...e aposto que o Jesus teria gostado muito de saber que alguém contraria a tendencia de vez em quando. Afinal, também ele era um rebelde.

Viva la revolucion! E feliz natal, claro.